terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SHAMPOOOOOOOOOOOOOOOO




Como BOA observadora de shampoo que sou, já tinha percebido os diversos efeitos dos diferentes tipos de shampoos nos cabelos nossos de cada dia. Então, navegando, navegando... encontrei no Blog TDM - http://www.truquesdemaquiagem.com.br/, vi um post meio das antrolas, em que ela explica direitinho que shampoo usar, quando, como e porquê. Engraçado... "a vida é uma escola", eu já sabia de tudo, só não sabia que explicar, nem se aquilo se dava só no meu cabelitcho.

Existem no mercado três tipos de shampoos: os transparentes, os meio-leitosos e os completamente leitosos. 

1. Os shampoos transparentes são aqueles que realmente LIMPAM, fazem a faxina geral na poeira, gordura, coisa e tal. O cabelo realmente limpo, já fica com aspecto diferente... geralmente os cabelos oleosos, usam  apenas destes tipos de shampoo mas se seu cabelo além de ser oleoso,  precisam de tratamento, vamos aos outros tipos.

2. Os shampoos meio-leitosos são aqueles que limpam mas não LIIIIIIIIIIIPAM... Eles são shampoos de tratamento,  e, devem ser usados depois de uma boa lavada (leia-se faxina) com o transparente.

3. Os shampoos leitosos são aqueles barra pesada de tratamento (geralmente os shampoos para cabelos tingidos e com química tem essa textura)... só que você aplica o frasco inteiro mas o bicho sequer espuma. Pq? Pq teu cabelo tá sujo, nêga!!! Mesmo que suas madeixas estejam uma palha, ressecadas, estrupiadas... primeiro use o "shampoo de faxina - leia-se o transparente" e só depois o de tratamento. 

PS:  
a) Os shampoos anti-resíduos são transparentes mas não devem ser usados em todas as lavagens, o legal é de 15 em 15 dias, tempo em que os cabeleireiros sugerem que você faça uma hidratação mais profunda e tal.

b) Atenção à  lenda do shampoo sem sal. Vê só, o sal é detergente, espumógeno, emulsificante, em nossa língua,  o sal nada mais é do que o agente de limpeza presente nas fórmulas dos shampoos, que além de dar mais consistência ao produto, cria espuma.Isso de que arma o cabelo, faz a escova durar menos, blá, blá, blá... não tem nenhuma comprovação científica.

c) Tem ainda a do Shampoo à seco, que eu não falei, né? Nunca usei-os, mas sei que , normalmente ,são baseados em pó, tais como silica, amido ou talco, e destinam-se fisicamente para absorver o excesso de oleosidade do cabelo antes de ser escovado. Aqueles com cabelo escuro pode preferir usar pó marrom como o cacau em pó ou alfarroba. Mas como eu disse antes, nunca usei o shampoo à seco... mas vou providenciar isso daí.


Dito isto, não me chamem de menina má, que tornou mais difícil sua simples lavagem de cabelo... mas é que eu te quero linda e "sabida", gatammmm!!!!



2 comentários:

Unknown disse...

Tá tão sabida... gostei!! Beijo!

Eduardo Cruz disse...

Agora meu cabelo vai ficar macio e sedoso!!! =)