Depois dessas escovas progressivas, inteligentes, de chocolate, sei que lá, sei que lá... além de um cabelo mais oleosinho, algumas pessoas recebem de presente a caspa. =/
A caspa nada mais é que a proliferação do fungo Ptyrosporum ovale, que vive no couro cabeludo, e causa da descamação do mesmo. Ela pode ser seca ou oleosa, sendo que a oleosa é conhecida como seborréia. A dermatite seborréica não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa, sendo uma afecção nas partes do corpo onde há maior produção de óleo por glândulas sebáceas.
A caspa seca também não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras, sendo que 50% dos brasileiros têm a "doença" pelo menos uma vez ao ano. Sua causa não está decisivamente estabelecida, podendo ser agravada pelo frio, transpiração, baixa freqüência de lavagem dos cabelos que propiciam o aumento de microorganismos como bactérias e fungos no couro cabeludo, como o tal fungo Ptyrosporum ovale que eu já falei.
Como já se sabe, um outro grande vilão é o stress. Se não for possível evitar pelo ao menos tente combater as situações de stress crônico ou seja, o excesso de tensão procurando relaxar.
(Anham, Cláudia, senta lá!!!l)
(Anham, Cláudia, senta lá!!!l)
A tensão nervosa age de forma extremamente negativa, o que pode levar ao aparecimento de distúrbios gastrintestinais, cardiovasculares, psíquicos, além de provocar uma baixa das defesas do sistema imunológico, como também provocar uma série de problemas dermatológicos, entre eles, a maldita.
Li também que o álcool, age de forma negativa no couro cabeludo, sobre o assunto alertam que o álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas. É nessa região que passam a funcionar mais gerando a hipersecreção sebácea, que se deposita na superfície do couro cabeludo, formando a caspa. Oi?!!
Existem no mercado inúmeros produtos que prometem a redução da caspa e até mesmo sua extinção. Bom, só quem pode te dizer isso, de verdade é um dermatologista.
No entanto, conversando com uma das sábias dos cabelos goianenses, Guiomar, ela contou pra mim, Pris e Cau que o vinagre de maçã faz milagres... Cau e eu, corremos pra comprar - Pris se recusa a admitir que a escova inteligente deixou esse presentinho de grego pra ela tb.
A coisa funciona mesmo... Guiomar deu pra gente duas receitas: Uma pra caspa e outra pra brilho. Olha o bichinho aí... bem baratinho, R$ 1,50 num mercadinho.
A receita pra caspa com o vinagre de maçã, é assim:
Uns 15 minutos antes de você lavar suas madeixas, borrife ou esfregue o vinagre na raiz dos cabelos com um chumaço de algodão, deixe agir pelos tais 10 ou 15 minutcheenhos e prepare o nariz... pq o bichinho fede!!! Passado o tempinho, você lava normalmente...
A receita pra brilho com o vinagre de maçã já é pra depooooois da lavagem... você põe um meio litro de água limpa, e três colheres de sopa do vinagre. No último enxágue, depois do condicionador, da hidratação, seja lá o que você colocou... e "arremate" a lavagem com esta solução.
Parece estranho que o vinagre de maçã dá brilho aos teus cabelos? Pois a Linha de Produtos Éh, pensa diferente e colocou no mercado um pós-shampoo iluminador à base de vinagre de maçã que promete dar brilho, vitalidade e luminosidade aos fios - na Sack´s, o produto com 120ml sai por R$ 29,90. Olha ele aí:
PS:
1. Se você tem um encontro romântico e quer fazer a "operação anti-caspa", faça um ou dois antes... pq o cheirinho enjoado fica, vai por mim!!! Já na "operação brilho", relaxa...
2. Tá achando essa matéria nojentinha, é? Pois, atualmente pode parecer uma vergonha se ter caspas, mas este foi um recurso que o ex-presidente Jânio Quadros usou há mais de 40 anos como instrumento de marketing para se aproximar da classe trabalhadora naquela época. Acredita? É meio como se a Dilma dissesse pras mulheres: Oi, eu fiz trocentas plásticas como você, D. Maria!!!! Hahahahahahahah
Fontes:
a. http://www.sacks.com.br/site/produto.asp?id=4050
b. http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3718&ReturnCatID=666
Nenhum comentário:
Postar um comentário