O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que o recém-nascido Jesus Cristo recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo os estudos, foram três Reis Magos e que ocorrera no dia 6 de Janeiro. Sendo a noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 conhecida como a "Noite de Reis".
Diferentemente do que nos é passado, os três Reis nunca viajaram juntos, cada um saiu de sua localidade de origem, a fim de entregar, cada um, seu presente ao pequeno menino Jesus.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, cuja tradição surgida no século VIII converteu Belchior, Gaspar e Baltazar em santos. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em alguns países, como na Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir - pq ninguém me disse isso antes? - para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis Magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei na comemoração do ano seguinte.
Na França come-se "Buché a la Renne" onde também encontram um brinde no seu interior e a buché também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado.
Em Portugal e também em outros paises as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes guloseimas ... (na minha santa ignorância isso acontecia apenas no Halloween =/ )
No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde é servido doces e comidas típicas das regiões.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.
Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.
Particularmente, nunca vi nada parecido por aqui, mas como diria James Cavaziel, na pele de Edmond Dantes em O Conde de Monte Cristo: "Você precisa sair mais do navio!!!"... hahahahaha
No mais, um pouco de Marisa Monte, numa homenagem à Tim Maia que imortalizou a música de Márcio Leonardo - FESTA DO SANTO REIS.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário