Desde que eu era criança que sentia aquele cheirinho de Mentol + Eucalipto em um potinho de gel que ficava no banheiro lá de casa... minha mãe usava horrores aquele troço, dizia que era pra perder a gordura da barriga mas não parava a boca e nem andava 1km a pé. Não sei se só existia naquela cor ou se aquela era a marca preferida da minha genitora, mas anos a fio ela usava um gel azul celeste, lindo e geladinho...
Já cheguei a comprar algumas vezes esses tais Géis Redutores mas nunca usei frequentemente e eles, na grande maioria das vezes, perdiam a validade antes que eu chegasse na metade. Bom, o tratamento com o produto, com o passar dos anos, ganhou um nome loosho: Crioterapia.
Encontrei no site Buona Vita uma matéria super explicativa e não me contive em trabalhar duro num Crtl C + Crtl V e acrescentar então meus comentários. Vamos ver:
Crioterapia é um tratamento indicado para lipodistrofia (gordura localizada - quem eras tu...pra agora ter um nome tão bunitoooo!) e flacidez. O método foi criado na França e consiste, basicamente, na aplicação de um produto crioterápico (líquido ou gel) no local em que se quer a redução de gordura. Consiste em resfriar o local, para que haja vasoconstrição e redução de temperatura.
Produz, localmente, uma reação termodinâmica provocada pela combustão dos lipídios (sejam os que circulam ou os que estão depositados nos tecidos). Ao aplicar diretamente o frio à pele, os vasos cutâneos se contraem cada vez mais, até chegarem à máxima vasoconstrição (determinada pela evaporação do produto), provocando a redução da temperatura do corpo (de 36,5°C para 30°C). Esta diminuição acarreta uma reação defensiva local (termogênica), dada pela vasodilatação profunda (compensadora da vasoconstrição periférica), provocando, assim, a aceleração do metabolismo local.
No site eles explicam o que é cada coisa... pq a definição, dá logo um sono e faz a concentração ir pra cucuia... Vamos ao "glossário" (hahahahah)
- Vasoconstrição periférica: efeito direto sobre os termoreceptores cutâneos que, assimilando a queda da temperatura, levarão aos vasos uma informação para evitar a perda de calor, o que representa prejuízo para atividade celular.
- Vasodilatação profunda: conseqüência do que ocorre superficialmente, pois tende, através da dilatação dos vasos mais calibrosos, a compensar a baixa temperatura dos tecidos, para manter a homeostase (equilíbrio) corporal.
A energia utilizada pelo nosso organismo, em grande parte, é oriunda de degradação da glicose. Nessa tentativa de compensar o diferencial calórico, é utilizado o nível da glicose plasmática (obviamente, não em sua totalidade) e, quando os níveis estiverem em queda, os mecanismos de regulação endócrina da glicemia se encarregarão de mobilizar as reservas calóricas (gordura). A crioterapia só pode ser utilizada em dias alternados. Desta forma, deve-se fazê-la apenas de 2 a 3 vezes por semana. São necessárias, no mínimo, 10 sessões para que se observem os resultados iniciais.
O uso desse tratamento tem restrições e o site explica direitinho quais são... alguns produtos, em sua embalagem também trazem essas informações. Fiquem atentas!
Pois a Crioterapia é contra-indicada em casos de hipertensão arterial, diabetes, gravidez, patologias da pele, logo após as refeições, em processos inflamatórios, região dos rins, articulações, pulmões, asma e bronquite, na intolerância ao frio e durante o período menstrual. Não tomar banho até três horas após a aplicação.
Quando eu lembro, uso um Gel da VitaDerm que comprei há tempos... misturo as formas de aplicação, coloco o Gel, umedeço uma atadura e coloco - bem apertada - na área que eu quero ( como aprendi numa Clinica de Estética recifense há anos luz), depois, coloco outra atadura, desta vez seca, apertando mais. Como eu faço isso mais que esporadicamente hoje em dia, nunca vi resultado nenhum... vou tentar fazer certinho, como ensina o site da Bouna Vita e conto pra vocês. Mas tentem... tratamentos baratos muitas vezes fazem mesmo efeito. =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário