Pra se entender beeeem o que é a unha... recorri ao Wikipédia, mesmo sabendo das piadinhas q irei ouvir de uns e outros... ou até que iria ouvir, mas não vou, pelo simples fato de que apesar de a pessoas acompanhar isso daqui, não fala mais comigo... nem pra fazer piada... mas enfim... A unha é uma estrutura composta por queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos vertebrados terrestres. Ela é produzida por glândulas (oi?! morria e não sabia dessa...) em sua base que secretam grossas camadas de queratina, que se mantêm aderidas à pele até a sua extremidade.
As unhas assumem formas e funções diferentes nas várias espécies animais. Na forma de garras, servem para cavar ou agarrar alimentos, por exemplo. Na forma de cascos, atuam absorvendo o impacto dos membros durante corridas ou para absorver o peso do animal. Nos humanos e em muitos primatas, as unhas são reduzidas, arredondadas e quadradas, o que favorece a precisão na manipulação de objetos com a ponta dos dedos, além de facilitar a ação de segurar galhos ou objetos com as mãos e pés.
Algumas vezes, nossas unhas se tornam frágeis e quebradiças, a causa principal deste problema é o ressecamento extremo da unha. Algumas pessoas tem uma predisposição genética a este tipo de coisa. A medida que envelhecemos, nossas unhas tornam-se mais frágeis, secas, e assim quabram-se com maior facilidade. Ar seco, como no verão com o uso de ar condicionado, pode causar ressecamento da unha.
Além do mais, algumas doenças também podem dar causa às tais unhas quebradiças, por exemplo:
- hipotireoidismo, uma doença causada por níveis baixos de hormônio tireoidiano
- fenômeno de Raynaud, uma doença que afeta as artérias dos braços e das pernas
- doenças de pele como psoríase, dermatite atópica e eczemas em geral.
- doenças endócrinas, como a sindrome de Sjogren-Larsson, que também causa pele seca
- desnutrição
Fatores que podem aumentar a chance de uma pessoa apresentar unhas frágeis incluem:
- lavagem freqüente das mãos
- exposição prolongada ao frio seco
- queimadura solar
- exposição excessiva a produtos químicos, como removedor de esmalte (ai, acetona...)
- lesão repetida das pontas dos dedos
Minhas unhas já foram muito molengas e demoravam muito a crescer (isso depois que eu passei a não mais roe-las, pq roí unhas minha infância e adolescência inteiras), daí fiz um monte de coisa no intuito de que elas ficassem forte e tal... ainda criança, na tentativa de deixar de roer, comprei uma solução verde chamada "casco de cavalo" que dizia endurece-las... balela, eu ficava com as pontas dos dedos verdes de tanto passar e nada de elas ganharem sequer uma forcinha!!!
O uso do anticoncepcional foi um divisor de águas pras minhas 'unhinhas" - fez com que as bichinhas ficassem mais fortes, é, acho q foram eles... elas ficaram durinhas, cresciam e não quebravam, foi quando comecei a usar e abusar de cores fortes, escuras... agora estejam grandes ou curtas, eu pinto escuro do mesmo jeito...
De um tempo pra cá, minhas unhas voltaram a ficar fracas, quebrar com facilidade, esfarelar, soltar camadas... uma coisa estranha... e eu as deixei no cotoquinho um tempinho bom, usando umas bases fortificantes que não adiantavam de nadica... até que a Avon lançou um fortalecedor de unhas com extratos naturais à base de alho, laranja e outra coisa que eu não sei - ehehehe, comprei numa promoção por quase R$ 4,00... e operou milagres!
Minhas queridinhas voltaram a crescer e estão segurando a onda de não esfarelarem e nem descamarem...
Acho que vale a pena experimentar... Olha a carinha dele ai pra não errar na compra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário