quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Esse tal Pilates...

Criado para dar mais flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem que houvesse a hipertrofia muscular, o método foi elaborado pelo atleta alemão Joseph Pilates em 1920. O intuito era o do velho "mente sã, corpo são" e assim, o atleta criou exercícios tendo como princípios básicos a respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos, feitos sob a forma de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo. 

Joseph acreditava que o estilo de vida moderno (alouuuu, o cara tava em 1920...pôco visionário!!!), a má postura e a respiração ineficiente ocasionavam uma saúde ruim. E com isto, estudou várias disciplinas atléticas a fim de desenvolver um método de exercícios eficiente que futuramente levou o seu nome.

O método é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar, promovendo a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular.  Além de trazer benefícios de concentração, coordenação motora e consciência corporal e abdomen durinho huhuhuhu.
A aula deve ser SEMPRE supervisionada por um profissional capacitado (leia-se fisioterapeuta, ok?) que orienta o então aluno/paciente ou PEQUENOS grupos ( já que é cada exercício deve ser direcionado às necessidades de cada pessoa e exige vigilância e atenção do fisioterapeuta, a fim de que não traga impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura) . 

Com uma gama de mais ou menos 500 posturas  e nove aparelhos ou acessórios de solo, como aquele bolão que as academias, irresponsavelmente, usam como se tivessem te fazendo um bem enoooooooooooooorme, os exercícios tiveram diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos.
Então, talvez pelas suas raízes, os movimentos utilizados no Pilates são rítmicos de força e alongamentos que demandam concentração e controle do corpo, poucas repetições e movimentos precisos.

Boas notícias:

  • Se você não pode ou não quer ir à um Studio Pilates, Pernambuco já aderiu à tendência "home care". E, como em tudo que se refere à saúde, cuidado com o profissional que você contrata . Afinal de contas, Joseph Pilates não queimou os miolos criando um método "loosho", pra você usar aquele bolão da academia, néammmm!!!! Cuide BEM de você.
  • Ah, o método pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico - essa é mais uma parte boa, né... eu que não corro nem 100 metros no Calçadão de Boa Viagem, posso fazer Pilates tb =D
E lembre-se:
 " Um jovem sem flexibilidade é um velho. Um velho com flexibilidade é um jovem." -  Joseph Pilates.

Aqui alguns dos aparelhos utilizados nas posturas do método: 





Fontes:
  1. http://www.centraldofisioterapeuta.com.br
  2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilates
  3. http://www.copacabanarunners.net/pilates.html
  4. http://www.kantamapilates.com.br/beneficios-do-pilates/

Nenhum comentário: