Bom, como falei num dos Posts anteriores, um dos meus sonhos é ser Delegada. Isso surgiu há muitos anos, eu era meio menininho na infância, gosto de Penal, tenho boa mira, adoro filmes policiais, gosto de pesquisar, ir atrás, descobrir, investigar e, sobretudo, gosto da adrenalina. Gosto do mundo que a PF me passa. Mas como diria Richard Bach: Nada disso pode estar certo. É a minha visão... há quem odeie, eu... amo!!!
No fim dos anos 60, foi encaminhado pelo Poder Executivo um antiprojeto de Lei que criação de um organismo policial que tivesse capacidade de atuação em todo o território brasileiro. A Lei 4.483, foi aprovada e assim criado o Departamento Federal de Segurança Pública, hoje, conhecido como Polícia Federal.
No Brasil, existem cerca de 7.000 delegados federais. A função do delegado é, entre outras, coordenar as operações e equipes, presidir inqueritos no que se refere aos crimes federais.
Quais sejam: Crimes Previdenciários, Crimes Financeiros, Crimes contra o Patrimônio, Crimes Eleitorais, Fazendários, Ambientais, Tráfico de Armas, Imigração.
Além das atribuições das delegacias, os delegados podem fazer parte de outras áreas, através de capacitações e então trabalhar no Comando de Operacões Táticas, que é, pra mim, a mais interessante - envolve muitas situações de risco e tal... nitroglicerina pura, meu amigo!!!
Um delegado federal ingressa na carreira, como todos sabem, mediante concurso público... sendo terceira classe, a promoção para o cargo seguinte se dá automaticamente a cada cinco anos, até se chegar à delegado de primeira classe.
Acima disto, existe ainda o delegado especial, que é o topo da carreira. Para tanto, se faz necessário fazer um curso Superior de Polícia na academia. Alguns casos específicos são reservados aos delegados especiais, como a gestão da academia, por exemplo.
Assim como o pincél é a extensão da mão de um maquiador, a arma é considerada a extensão do corpo de um policial federal.
O curso de formação se dá na Academia da DPF, em Brasília. Lá, são ministradas aulas básicas de técnicas operacionais, direção ostensiva e defensiva, uso de armas de todos os tipos - fuzil, metralhadora de mão (que é considerada a arma símbolo da PF), defesa pessoal, técnicas de algemar, além de matérias relativas aos crimes federais.
TEORICAMENTE, a carga horária de um delegado federal é de quarenta horas semanais... mais isso eu já sei q não é verdade!!!
Já li em algum arquivo, que hoje busquei mais de meia hora aqui na Net e não encontrei novamente, que dizia que a nossa Polícia é tão completa que faz o trabalho da CIA + Interpol + FBI dentro do nosso território. Vou ver se acho pra um próximo Post... quem sabe!!!
Fonte: Youtube - Matérias sobre a Carreira de um Delegado da PF do programa Carreiras.
Fonte: Youtube - Matérias sobre a Carreira de um Delegado da PF do programa Carreiras.
Ich wollte schlafen und ich kann nicht. Ich werde versuchen Sie es erneut!!! =(
Gute Nacht wieder...
Nenhum comentário:
Postar um comentário